Fazer hora extra faz mal ao coração, alertam os cientistas

12 de maio de 2010

(Foto: Getty Images)

Trabalhar demais faz mal ao coração. É o que sugere um estudo publicado nesta quarta-feira pela edição on-line da revista especializadaEuropean Heart Journal. Cientistas alertam que fazer horas extras constantemente - trabalhando entre 10 e 11 horas diárias – aumenta em até 60% o risco de doenças cardíacas.

Durante a pesquisa, os cientistas analisaram a saúde de 6.000 funcionários públicos britânicos, levando em consideração fatores de risco cardíacos tradicionais, como o fumo. Deste total, foram verificados 369 casos de pessoas que sofreram doenças cardíacas fatais, tiveram infartes ou desenvolveram angina (dor no peito devido ao baixo abastecimento de oxigênio ao músculo cardíaco).

Em vários casos, os pesquisadores detectaram um forte vínculo entre as doenças cardíacas e as horas trabalhadas em excesso. Entre os fatores que explicam essa ligação estão a falta de tempo para relaxar ou praticar excercícios físicos, além do stress, ansiedade e depressão.

“Funcionários que fazem horas extras também tendem a trabalhar quando estão doentes, ou seja, relutam em faltar ao trabalho”, diz a pesquisa, realizada pelo Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional em Helsinki, em parceria com a University College of London. Alguns desses trabalhadores foram classificados pelos cientistas como personalidade “tipo A” por serem muito dedicados à carreira e altamente motivados, agressivos e irritáveis.

Mianna Virtanen, coordenadora do estudo, acrescenta que as conclusões ainda não são definitivas e que mais pesquisas ainda são necessárias para que fique comprovada a ralação entre o excesso de trabalho e doenças do coração.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/fazer-hora-extra-faz-mal-ao-coracao-alertam-cientistas-558755.shtml

Related Posts with Thumbnails

No Comments on “Para meus amigos nerds: Não fujam do happy hour!”

You can track this conversation through its atom feed.

No one has commented on this entry yet.

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>